Responsabilidade Civil Produtos Contaminados
A solução ideal para quem fabrica ou distribui produtos destinados ao consumo humano ou animal.
Saiba mais sobre a importância em ter um Seguro de Responsabilidade Civil Produtos Contaminados
O seguro de responsabilidade civil produtos contaminados é a solução ideal para quem fabrica ou distribui produtos como alimentos, bebidas, rações, cosméticos, tabaco e remédios.
As principais causas cobertas no seguro de responsabilidade civil produtos contaminados são:
1 – Qualquer tipo de contaminação por substância externa, deterioração ou erro de embalagem, acidentais ou involuntários, de um ou mais produtos segurados;
2 – A contaminação com fato gerador de produção, preparação, processamento, combinação, mistura, composição, embalagem ou até mesmo a distribuição;
3 – Os danos corporais causados após 365 dias de uso ou consumo do produto, bem como os danos materiais ou destruição de propriedades tangíveis;
4 – Qualquer contaminação dolosa do produto, por alteração intencional ou criminosa de funcionário ou prestador, de forma a tornar o produto inadequado ou perigoso para seu uso ou consumo;
5 – Os gastos com a divulgação em mídia local, regional ou nacional, inclusive em rádios, tv, jornais, revistas ou na internet.
Todavia, é indispensável comprovar a necessidade de recall por laudo técnico, ou perito ou órgão competente, para garantir a indenização do seguro de responsabilidade civil de produtos contaminados.
Quais são os produtos considerados segurados?
Todo produto que seja tópico e ingerível destinado para uso ou consumo citados no questionário no momento de contratar o seguro, incluindo ingredientes e embalagens.
Ao mesmo tempo, o produto deve ter sido fabricado, manuseado e distribuído durante a vigência do seguro de responsabilidade civil produtos contaminados.
Para venda de qualquer produto fora da linha de produtos existentes, a aceitação deverá ser submetida à análise da Seguradora. Nesse sentido, a seguradora deve dar o aval de aceitação desses produtos por escrito, citando inclusive se existe mudança nos termos e condições do seguro.
Entenda outras garantias disponíveis para você incluir no seguro de responsabilidade civil de produtos contaminados
O seguro de responsabilidade civil produtos contaminados é uma solução abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações. Essas partes são conhecidas como coberturas e terão valor de limite máximo de indenização e franquias grafadas na apólice.
1 – Seguro dos Custos de Consultoria de Crise por produtos contaminados
Garante os custos e honorários de consultores independentes, como de segurança alimentar e relações públicas, sempre que com o prévio consentimento da seguradora.
Além disso, inclui os custos de análise química ou outros esforços para identificar a causa e os efeitos da contaminação.
2 – Custos de recolhimento de produtos
Garante os custos incorridos pelo Segurado, ou por seu distribuidor, para inspecionar e recolher tais produtos, incluindo o transporte e as despesas com armazenagem.
Além disso, garante o custo de contratação de pessoal adicional, ou horas extras, em função do recolhimento dos produtos contaminados.
3 – Seguro de destruição de produtos contaminados
Garante as despesas para dispor de forma adequada dos materiais de embalagem e materiais de marketing, desde que eles não possar ser reutilizados.
4 – Seguro de custos de substituição de produtos
Garante os custos para que a empresa possa retomar qualquer produto à qualidade adequada para vender novos ou trocar por similar, desde que destruídos ou inadequados para venda ou para sua destinação final.
5 – Seguro de custos de redistribuição de produtos contaminados
Garante os custos para redistribuir os produtos segurados, recuperados ou substituídos pela contaminação.
6 – Seguro de despesas de recuperação de vendas
Garante as despesas para restabelecer o nível de vendas projetado ou a participação de mercado do produto antes da contaminação.
Formas de contaminação que podem gerar reparação de danos pela responsabilidade civil de produtos contaminados.
São muitas as causas e formas de contaminação de produtos. Em síntese, podemos citar as três principais:
1 – Contaminação Física – quando o produto tenha sido contaminado por objeto durante o processo de fabricação;
2 – Contaminação Biológica – quando o produto tenha sido contaminado por algum organismo vivo, como humanos, roedores e microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas;
3 – Contaminação Química – quando o produto tenha sido contaminado por alguma substância ou reagente químico.
A Lei de Recall de produtos no Brasil
Em primeiro lugar, um dos direitos essenciais no Código de Defesa do Consumidor é o acesso ao direito a informação e a segurança.
Por isso, o Recall é um dever da empresa que fornece produtos de informar seus clientes de defeitos descobertos no processo de produção.
Com isso, o principal objetivo é proteger e preservar a vida, a saúde e a segurança do cliente, bem como evitar ou reduzir danos físicos e morais.
Portanto, qualquer causa de dano físico ou moral pelo defeito no produto, é de total responsabilidade do fabricante.
Assim sendo, a prevenção e a reparação dos danos estão ligadas ao Recall, que deve corrigir qualquer defeito que coloque em risco a vida, a saúde e a segurança do cliente.
Por isso, o Recall visa, além da comunicação aos clientes, a retirada do lote de produtos do mercado, bem como a reparação ou troca dos produtos defeituosos vendidos.
Nesse meio tempo, caso o cliente não atenda à chamada de Recall de Produtos, o fabricante deve buscar outras formas para alcançar os clientes.
Como contratar um seguro de responsabilidade civil produtos – recall?
Basta preencher um pedido on-line em nosso site, feito sob medida para sua atividade, e fazer a sua cotação, sem compromisso.
Além disso, você contará com um especialista de equipe de sucesso do cliente para tirar as dúvidas que possam surgir. Em todo o Brasil.
Cuidamos da proteção de sua empresa, com o seguro ideal e que caiba no seu bolso.
Acompanhe a Tuia Seguros no Facebook, Instagram e Youtube.
outras coberturas disponíveis



















