O isopainel na avaliação do mercado de seguro

19 de maio, 2021

Entenda os tipos de isopainel e como o mercado de seguros faz a avaliação dele na proteção e combate de incêndios!

 

No momento da contratação do seguro de incêndio a seguradora irá avaliar o percentual de utilização de isopainel no imóvel, bem como tipo de material e onde e como ele foi utilizado.

Em geral, quando o isopainel é de material combustível ele é menos eficiente na proteção e combate de incêndios.

Portanto, existe uma ambiguidade, ou um tabu, sobre a recomendação do material em algumas situações.

Do ponto de vista da engenharia, o material fornece elementos técnicos essenciais para controle de temperatura e manutenção de algumas edificações. Arquitetos, engenheiros e designers têm optado cada vez mais por esse material.

Já sob a ótica do mercado de seguros, é recomendável que a proteção e combate de incêndios deva ser protagonista na gestão de riscos. Dessa forma, podemos afirmar que em alguns casos “o incêndio se apaga no projeto”.

Além disso, o isopainel é muito usado na Europa, EUA e Canadá, por ser ecologicamente correto e não agredir ao meio ambiente, inclusive na economia de energia.

Entenda os 4 principais tipos de isopainel sob a ótima de proteção e combate de incêndios:

 

1 – Isopainel de EPS e a preocupação no mercado de seguro

O EPS é a sigla internacional para Poliestireno Expandido, popularmente conhecido como isopor. Ele é extremamente leve, versátil e conta com um bom nível de conservação.

Porém, o Corpo de Bombeiros não recomenda o EPS para alguns tipos de construções, pois quando ele é exposto a temperaturas acima de 80º C o núcleo entra em combustão. Para se ter uma ideia de quanto esse valor é baixo em um incêndio, a água começa a ferver a 100º C.

Portanto, o isopainel de EPS é o mais inflamável.

Nas construções feitas em EPS é recomendável blindagem dos sistemas elétricos para evitar qualquer contato.

Contudo, o EPS é o isopainel mais popular no mercado, por ser bastante versátil e acessível em técnicas de isolamento térmico, porém é recomendável sua utilização apenas em fachadas.

 

2 – Isopainel de PUR

O PUR é a sigla internacional para Poliuretano, um plástico termofixo formado pela reação de dois ou mais componentes. É uma espuma rígida com ótima função isolante de temperatura.

Embora inflamável, é um material retardante à chama, conforme norma da ABNT 7358.

Em geral, o isopainel de PUR é utilizado como isolamento de coberturas e fechamentos, gerando economia de energia, tanto para refrigerar quanto para aquecer.

 

3 –Seguro Empresarial para Isopainel de PIR

O PIR é a sigla internacional para Poliisocianurato, é um plástico termofixo, semelhante ao PUR, mas com algumas diferenças de composição, obtendo melhor resistência térmica a altas temperaturas.

Embora também inflamável, é um material bastante leve, tem boa resistência a água e se comporta bem em contato ao fogo e pressão.

 

4 – Seguro Empresarial para Isopainel de LDR

O LDR é a sigla para Lã de Rocha, fabricado a partir de rochas especiais e outros materiais, agrupados a soluções de resinas orgânicas.

É incombustível e ecologicamente correto, conforme norma da ABNT 7013, inclusive recomendável a ambientes que necessitem de isolamento contrafogo, e aprovado pelo corpo de bombeiros.

 

 

E o Drywall, como é avalidado no seguro empresarial?

O Drywall não é um isopainel!

É um painel constituído por Sulfato de Cálcio Dihidratado, popularmente conhecido como gesso. É um material de construção usado em paredes e forros (tetos), com possibilidade de trabalhar o design, incluindo beirais, arcos e outras utilidades em arquitetura.

Apresenta um bom comportamento de resistência ao fogo, embora permaneça atrás dos materiais incombustíveis. Ele consegue conter a propagação para uma rápida evacuação durante um incêndio e menor nível de emissão de fumaça.

 

O Isopainel nada mais é que um “sanduiche” com duas placas de metal e entre elas, o mais importante, o seu núcleo que pode ser de vários tipos de materiais e espessuras, podendo ser:

  • Combustíveis – EPS (Poliestireno Expandido), PUR (Poliuretano), PIR (Poliisocianurato) e XPS (Poliestireno Extrudido).
  • Incombustíveis –  Lã ou Fibra de Rocha, Pedra ou Mineral, Lã de Vidro ou de Vidro Celular e Espuma Fenólica Modificada.

 

Como fazer um seguro para minha empresa que possui isopainel?

Basta preencher um pedido on-line em nosso site, feito sob medida para sua empresa, e fazer a sua cotação, sem compromisso.

Além disso, você contará com uma equipe de especialistas em sucesso do cliente para tirar as dúvidas que possam surgir. Atendemos em todo o Brasil.

Cuidamos da proteção de seu patrimônio, com um seguro que caiba no seu bolso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

 

Compartilhe:
categoria: Clippings |

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?