O que é seguro de responsabilidade civil?

04 de janeiro, 2021

O seguro de responsabilidade civil prevê o valor por danos físicos, morais e materiais causados a um ou mais terceiros. Nele estará previsto o valor ao terceiro afetado, bem como as despesas judiciais que você teve para se defender.

É um seguro flexível para todos os segmentos, tanto em casos de acidentes na empresa ou em clientes, como também por erro um profissional. No entanto, ele também é complexo por ser ajustado para cada setor e cada atividade. Além disso, há poucas empresas especialistas no assunto para ajudar quando as empresas mais precisam.

Por isso, para que você ache a solução ideal para sua empresa, preparamos esse artigo para que você conheça os 5 tipos de seguro de responsabilidade civil mais comuns. Entenda!

 

1) Seguro de Responsabilidade Civil das Operações da empresa

O seguro de responsabilidade civil de operações é uma solução completa que foi pensada para qualquer empresa que atue nos segmentos de indústria, comércio ou serviços.

Por exemplo, imagine que um incêndio em sua empresa causou danos materiais aos vizinhos que foram atingidos pelo fogo ou pelas ações do corpo de bombeiros.

Uma outra causa, bem comum em comércio, são danos corporais a terceiros por queda na empresa ou desabamento de bens ou de prateleiras.

Em ambos os exemplos, o terceiro pode sofrer danos físicos e precisar de cuidado médico, ou ainda, de apoio psicológico por danos morais.

Além disso, esses acidentes eventuais podem afetar o seu patrimônio, bem como sua reputação pessoal ou empresarial.

Por isso, com ele você prevê o valor pelos danos corporais, morais e materiais causados à terceiros por eventos sem intenção.

 

2) Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

De forma oposta ao seguro de responsabilidade civil de operações que cobre apenas acidentes, o seguro de responsabilidade civil profissional prevê o valor por danos causados ao terceiro por erro ou omissão nos serviços prestados. Além disso, prevê também o valor das custas com sua defesa judicial, independentemente se você for culpado ou não pelo juiz.

Nesse sentido, o seguro pode ser comprado tanto pelo profissional como pessoa física, quanto por uma empresa.

Aliás, é um seguro feito sob medida de acordo com o seu segmento, valor de faturamento e tipos de serviços prestados. Veja alguns exemplos:

  • Um advogado que perdeu um prazo de uma ação;
  • O médico que receitou uma medicação errada para um paciente com pressão alta;
  • Um engenheiro que fez um cálculo errado em um projeto;
  • O contador que cometeu um erro ao calcular um imposto gerou uma multa ao cliente;
  • Um agente de futebol que cometeu uma falha ao fechar um contrato com um clube;
  • Uma empresa de certificação digital deixou vazar a chave de segurança de uma empresa que gerou uma fraude;
  • A empresa de turismo que esqueceu de emitir a passagem aérea de um grupo em viagem de negócios que gerou perdas e danos aos clientes;

Desse modo, é a solução certa para quem atua em diversos segmentos de prestação de serviços e profissionais liberais.

 

3) Seguro de Responsabilidade por Prestação de Serviços em Clientes

O seguro de responsabilidade civil para prestação de serviços é uma solução certa para uma empresa que atue prestando serviços no local de clientes.

Por isso, ele prevê o valor pelos danos corporais, morais e materiais causados à terceiros por acidentes no local , em função dos serviços prestados.

Desse modo, é uma solução adequada para quem atua nos segmentos de limpeza, controle de pragas ou serviços de conservação de imóveis ou de assistência ou manutenção de máquinas e equipamentos, entre outros.

 

4) Seguro de Responsabilidade Civil Obras Civis ou Instalação e Montagem de Máquinas e Equipamentos

O seguro de responsabilidade civil obras é a solução certa para uma empresa que planeja fazer uma obra, mesmo que não-estrutural.

Com ele você prevê o valor pelos danos corporais, morais e materiais causados à terceiros por acidentes ocorridos na execução da obra. Além disso, prevê também as eventuais falhas de segurança e erros de projeto.

Por exemplo, imagine que de maneira súbita durante a execução da obra uma parede desmoronou, por um movimento no solo, atingindo um carro parado e, também, causando trincas no muro do vizinho.

Desse modo, é uma solução ideal para quem atua no setor de engenharia, reformas ou design, bem como para empresas de serviços de instalação ou manutenção de máquinas que envolva uma obra civil.

Além disso, qualquer dono, seja ele pessoa física ou jurídica, pode comprar o seguro de obras para evitar perdas financeiras.

 

5) Seguro de responsabilidade do empregador

O seguro de responsabilidade civil empregador é uma solução certa para qualquer setor de atuação. Com ele você prevê o valor pelos danos corporais, em casos de invalidez ou morte de um colaborador durante o trabalho.

 

Para que serve o seguro de responsabilidade civil?

O principal objetivo em um seguro de responsabilidade civil é garantir o valor pelos danos corporais, morais e materiais causados à terceiros.

Porém, sempre tenha em mente que o seguro de responsabilidade civil depende de sua necessidade. Por isso, sua proteção financeira depende da solução certa, podendo ser tanto para danos por acidente, quanto por erro profissional. Ele também pode prever o valor pelos acidentes ocorridos, ora no seu imóvel, ora no do cliente.

Por outro lado, em geral, o seguro garante os custos de defesa judicial e outros gastos que você teve com o objetivo de reduzir impactos e prejuízos.

Além disso, serve como um mecanismo de amparo social por prestar assistência no momento que os terceiros mais precisam.

Serve também para reduzir o atrito com terceiros, pois em vez de discutir sobre quais custos você está ou não disposto a pagar, por danos que você causou ou não, você contará com o apoio da seguradora na orientação do assunto, para entender o que ocorreu e qual deve ser o curso de valor a ser pago, inclusive com sugestões de acordos extra judiciais.

 

O seguro prevê o valor de acordos?

Sim, desde que com a aprovação prévia da seguradora que dará todas as instruções ao seu advogado de defesa. Em geral, ela irá indicar o valor que ela concorda em pagar no acordo, bem como o prazo de pagamento e registros legais para garantir de que não haja nova demanda futura.

 

O seguro prevê o valor de multas recebidas pela minha empresa?

Não, qualquer multa aplicada a sua empresa não estará coberta pelo seguro. O objetivo dele é reparar as perdas ou danos que você causou  a terceiros.

 

Quando contratar um seguro de responsabilidade civil?

Em primeiro lugar, algumas empresas exigem que você tenha um seguro de responsabilidade civil antes de contratar seus serviços.

Ter esse seguro sinaliza que você está apto a cumprir com seus serviços, pois a seguradora aceitou assumir o risco da sua operação.

Outrossim, quando uma empresa contrata outra para prestar serviços, ela terá o conforto em saber que terá uma seguradora sólida para arcar com eventuais perdas ou danos.

 

Como fazer um seguro de responsabilidade civil?

Basta preencher um pedido on-line em nosso site, feito sob medida para seu setor, e fazer a sua cotação. Além disso, você contará com uma equipe de sucesso do cliente para tirar as dúvidas que surgirão durante a cotação.

Enfim, cuidamos da proteção de seu patrimônio, com um seguro que caiba no seu bolso. Ah, e atendemos em todo o Brasil!

Tudo isso, sem compromisso!

Siga a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

Compartilhe:

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?