O seguro DPVAT não será cobrado em 2021

15 de janeiro, 2021

Entenda a evolução do seguro DPVAT em 2021

Confira em detalhes o que ocorreu com o seguro DPVAT em 2021. Lembrando que, o DPVAT é um seguro obrigatório, que prevê um valor às vítimas de acidente de trânsito em todo o Brasil.

No final do ano de 2019, o governo federal assinou uma medida provisória para acabar com o seguro DPVAT de todos os veículos. O fundamento para acabar com o seguro obrigatório DPVAT, que é um meio de amparo social desde 1974, foi acabar com os altos custos operacionais ou de fraudes. Porém, no memos ano, a turma do STF suspendeu a medida provisória, mas aprovou reduzir em mais de 85% o valor do seguro para 2020.

Em contrapartida, em 2020, o governo federal voltou ao assunto com outra abordagem, não mais acabando com o seguro DPVAT. O Conselho Nacional de Seguros Privados, ligado ao Ministério da Economia, definiu que não haverá cobrança da taxa do seguro em 2021. Conforme a CNSP, o motivo da isenção é que existe fundo de reserva suficiente para pagar as vítimas de acidente de trânsito em 2021.

Por isso, com essa decisão o seguro DPVAT continua existindo, porém o dono do veículo não precisará pagá-lo em 2021. Devemos aguardar a cena dos próximos capítulos de 2022 em diante.

Além disso, um outro fato relevante sobre o seguro DPVAT 2021 é que o consórcio de empresas que administra o seguro DPVAT decidiu encerrar as operações. Esse consórcio existia por uma norma da CNSP de 2007 com a figura jurídica da Seguradora Líder. Por isso, o consórcio atenderá os acidentes ocorridos até 31/12/2020. Após esse período, os atendimentos serão realizados pela Caixa Econômica Federal, instituição escolhida e  aprovada pela SUSEP para operar o seguro DPVAT em todos os acidentes de trânsito ocorridos a partir de 01/01/2021 .

 

Duas coberturas do seguro de carro que funcionam como complemento ao seguro DPVAT

A primeira é seguro de app – acidentes pessoais por passageiro – que que funciona como complemento ao seguro DPVAT aos passageiros do veículo, em casos de morte ou invalidez.

Além disso, na cobertura de danos corporais você garante também as vítimas externas ao veículo. Nesse caso, funciona para atender casos de batidas ou atropelamentos.

É normal, no momento da contratação do seguro auto, as pessoas não prestarem atenção nessas coberturas. Por isso, é recomendável você dobrar sua atenção no momento de fechar seu seguro de auto. Tanto o seguro de APP, quanto o seguro de Danos Corporais, possuem preços muito baratos para você deixar de tê-los.

 

Como fazer um seguro para sua atividade?

Basta preencher um pedido on-line em nosso site, feito sob medida para sua atividade, e fazer a sua cotação, sem compromisso.

Além disso, você contará com uma equipe de sucesso do cliente para tirar as dúvidas que possam surgir. Aliás, atendemos em todo o Brasil.

Enfim, cuidamos da proteção de seu patrimônio, com um seguro que caiba no seu bolso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

Compartilhe:
categoria: Clippings |

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?