Qual é a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

30 de dezembro, 2020

Muita gente confunde o plano de saúde com o seguro saúde, por serem expressões semelhantes. Porém, são soluções bem diferentes, principalmente em abrangência do contrato, preços e reembolso.

Aliás, a assistência à saúde empresarial possui o maior valor agregado entre os instrumentos de atração e retenção de talentos, uma vez que há problemas de qualidade e tempo de espera no serviço de saúde pública.

Inclusive, em alguns setores oferecer um plano de saúde é quase que uma obrigação, não só por exigência de acordos sindicais, como também por exigência do mercado de trabalho para atrair e reter talentos.

Vamos detalhar a seguir as diferenças entre o seguro saúde e o plano de saúde, bem como suas semelhanças e dicas de contratação. Confira!

 

O que é Plano de Saúde?

O plano de saúde é um serviço oferecido por operadoras, empresas privadas, com intuito de prestar assistência médica e hospitalar.

São pessoas jurídicas, cooperativas ou entidade de autogestão, que operem produtos ou serviços de Plano Privado de Assistência à Saúde.

A operadora de plano de saúde oferecerá a você um pacote bem definido de serviços de saúde, no momento da assinatura do contrato de adesão.

No plano de saúde, em geral, você deverá utilizar a rede de médicos, hospitais e laboratórios definidos pela operadora, sem direito a reembolso caso utilize algum serviço fora da rede, salvo em exceções aprovadas pela operadora de saúde.

Os nomes da rede de médicos, hospitais e laboratórios conveniados são disponibilizados no site da operadora ou, também, em aplicativo de celular.

Além disso, você será sempre atendido, sem pagar nada adicionalmente, sempre que o serviço ou tratamento estiver dentro da cobertura do contrato de adesão.

Por outro lado, caso o tratamento estiver excluído do plano, em geral, o beneficiário pagará do próprio bolso sem direito a reembolso.

Entretanto, algumas operadoras oferecem também opções de planos saúde com a liberdade de escolha de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios com reembolso, desde que com aumento no preço mensal do plano de saúde.

 

O que é Seguro Saúde?

O seguro saúde é um serviço oferecido por seguradoras, que apesar de haver também uma lista de rede credenciada e referenciada, o cliente também terá liberdade de escolha de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios que deseja utilizar, portanto, sem obrigatoriedade de utilizar a rede credenciada da seguradora.

Nesse caso, sempre que o beneficiário escolher uma empresa ou profissional fora da rede credenciada, ele deve pagar para depois ser reembolsado pela seguradora.

Além disso, os reembolsos podem ser integrais ou parciais, conforme definido no momento da contratação do seguro saúde.

É claro que, quanto maior o percentual de reembolso assumido pela seguradora, mais caro será o valor pago pelo seguro saúde.

 

Qual é o melhor: o seguro saúde ou o plano de saúde?

Depende muita de suas necessidades, já que tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde possuem vantagens e desvantagens. Portanto, o melhor será aquele que se encaixar no seu perfil.

O importante mesmo é o beneficiário estar coberto no momento que mais precisar, seja por motivo de prevenção ou de tratamento de doenças.

 

Quais são as semelhanças entre o Seguro Saúde e o Plano de Saúde?

Tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde possuem o mesmo objetivo: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus clientes, segurados e beneficiários.

Em ambos os casos, há carências para usar os serviços de assistência médica, mesmo com as mensalidades em dia. Aliás, a carência é aplicada por procedimento médico e em apenas a novas adesões. Por isso, o prazo de carência é contado sempre a partir da data da assinatura da proposta de adesão.

Outro ponto em comum, é que desde 2001 ambos são regulados e fiscalizados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. O papel da ANS é promover a defesa do interesse público e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

Por isso, em caso de dúvidas ou divergências, a ANS pode ser acionada a qualquer momento pelos beneficiários, bem como pelas seguradoras ou operadoras.

 

Qual é a abrangência geográfica do plano de saúde?

A abrangência geográfica depende do plano de adesão que você contratou. Todavia, ele pode ser nacional, estadual, grupo de estados, municipal ou grupo de municípios.

Portanto, no momento da adesão ao plano a operadora sinalizará ao beneficiário as regiões atendidas, garantindo todas as coberturas de assistência à saúde contratadas.

 

Qual o plano de saúde empresarial com melhor preço e custo-benefício?

Os preços variam de acordo com a faixa etária, tipo de acomodação em caso de internação, sendo plano apartamento ou plano enfermaria, bem como hospitais que deseja ter no seu plano.

O preço de entrada de um plano de saúde empresarial é, em média geral, a partir de R$ 180 por beneficiário por mês com acomodação em enfermaria.

Por isso, para fazer uma simulação e encontrar um plano sob medida para sua empresa ou família, você precisa preencher um questionário com as informações necessárias para a personalização.

 

O plano de saúde empresarial é dedutível no IRPJ?

O governo federal permite que os gastos com saúde sejam dedutíveis no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ.

Essa regra é válida até mesmo para os microempreendedores individuais que têm um único funcionário contratado com carteira assinada.

Assim, programas de promoção ao bem-estar, contratação de planos de saúde empresarial, programas de ginástica laboral e corporativa, entre outros similares, podem ser deduzidos, desde que haja a comprovação de utilização para o benefício dos funcionários.

 

Simulador de preços de planos de saúde empresarial

Pode parecer complicado, mas simplificamos essa jornada para você! Em menos de 5 minutos você preencherá um questionário de maneira personalizada e poderá falar com nossas especialistas em sucesso do cliente, caso queira.

Afinal de contas, nesse momento é importante analisar várias opções para você escolher o melhor plano de saúde empresarial que caiba no seu bolso.

Sobre a Tuia Seguros!

Primeiramente, aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, com amplas coberturas que proporcionem o conforto e a tranquilidade necessários.

Por isso, a personalização trará o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem a obrigação de contratar coberturas desnecessárias.

Da mesma forma, há a possibilidade de conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro, nas seguradoras especializadas no seu segmento.

Além disso, você terá a sua disposição uma equipe especializada e de consultoria da Tuia Seguros, sem compromisso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

Compartilhe:

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?