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Entenda os principais tipos de seguros para Holdings e suas subsidiárias, como ferramenta de gestão de ativos financeiros.

Entenda os principais tipos de seguros que Holdings e suas subsidiárias precisam conhecer

Embora não exaustivo, preparamos esse conteúdo exclusivo especialmente para que você entenda os principais tipos de seguros que Holdings e suas subsidiárias devem conhecer.

 

Uma holding, embora não produza diretamente bens ou serviços, detém a maioria ou grande parte de cotas de participação de diferentes empresas e mercados.

Entretanto, embora o papel social de uma holding seja limitar as principais responsabilidades associadas à gestão direta de um negócio, não são organizações totalmente isentas a riscos.

Os administradores, conselheiros e acionistas de uma holding estão geralmente cientes dos riscos envolvidos na administração e gestão da maioria das empresas.

Aliás, qualquer empresa que possua outras empresas como subsidiárias, com capacidade de decidir sobre a estratégia e direção delas, deve estar ciente das responsabilidades envolvidas.

Afinal, qualquer tipo de seguro, seja de bens, responsabilidades ou pessoas, é assunto que deve ser tratado pelo dono da empresa e acionistas, ou seja, o seguro faz parte da gestão de ativos.

 

1) Seguros como hedge financeiro na gestão de ativos em Holdings e subsidiárias

Uma holding ou empresa de cotas de participação gerencia riscos financeiros de ativos, identificando novas estratégias e pesando a capacidade de suportar os riscos.

Contudo, infelizmente, uma das áreas mais importantes da gestão de risco é frequentemente subestimada – a importância do seguro.

Uma empresa que não possuir um plano de seguros adequado, inegavelmente, pode afetar seriamente seus ativos e desempenho, gerando danos financeiros irreparáveis.

Aliás, para quem faz gestão de ativos, o seguro não deve ser delegado apenas aos administradores e ao CFO da empresa.

Portanto, seguro é um assunto que deve ser tratado pelo dono, pelo acionista, pelos conselheiros e, também, pelos diretores e administradores.

Como costuma acontecer, as empresas gastam mais tempo planejando e construindo o futuro do que protegendo-o.

Em geral, na definição do plano de seguros, os administradores de holdings precisam ter ciência e abordar três áreas de exposições a riscos de negócios:

(i) Responsabilidade civil, seja ela em função das operações da empresa ou profissional, que possa causar danos materiais, corporais ou morais a terceiros;

(ii) Danos às propriedades;

(iii) Acidentes envolvendo os colaboradores.

 

1.1) Seguros de Incêndio Empresarial de subsidiárias de Holdings

Primeiramente, como mantra de qualquer gestor de ativos, empreender um negócio de sucesso não é isento de riscos.

Mesmo para negócios que não estejam gerando lucro, a perda ainda pode ser muito maior se não tiver um Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão.

Além disso, utilize a matriz de riscos de sua empresa para definir adequadamente o valor máximo de indenização do seguro empresarial de incêndio da holding ou subsidiárias.

Ele deve ser capaz de reparar os danos na reconstrução do imóvel, bem como o conteúdo, como por exemplo, máquinas e equipamentos, estoque e matérias-primas.

Todos os anos, alguns empresários perdem parte ou todo o patrimônio, sobretudo como resultado de eventos completamente fora de controle e previsibilidade.

 

1.2) Seguros de Responsabilidade Civil das operações comerciais de subsidiárias de Holdings

Toda empresa enfrenta certos riscos de responsabilidade civil que podem surgir de suas operações comerciais ou em suas dependências.
Embora esses riscos variem sempre em função do segmento de atuação da empresa, um deles é comum a todos.

Os danos causados a terceiros em função de incêndio, em que os vizinhos podem ser atingidos pelo fogo, pela fumaça ou pelas ações de contenção do corpo de bombeiros.

Em ambos os casos, pessoas podem se machucar e precisar de cuidados médicos. Também podem provocar danos ou perdas materiais a terceiros.

O seguro de responsabilidade civil garantirá as despesas médicas e hospitalares, bem como outras indenizações em função de uma ação judicial.

Ele também pode evitar que você se indisponha com terceiros, pois em vez de discutir sobre quais custos você está ou não disposto a pagar, por danos que você causou ou não.

Além disso, garantirá as custas judiciais e os honorários de advogados nomeados pela empresa, quando a indenização for amparada pelo seguro da subsidiária da Holding.

Você contará com a ajuda da seguradora na orientação do assunto, inclusive em acordos extrajudiciais, para determinar o que aconteceu e qual deve ser o curso de indenização em casos de compatibilidade e consenso.

 

1.3) Seguros de Responsabilidade Civil Empregador de subsidiárias de Holdings

Similarmente ao seguro de responsabilidade civil das operações comerciais da subsidiária da Holding, o seguro de responsabilidade civil do empregador é uma proteção judicial em casos de acidentes de trabalho que possam causar a morte ou a invalidez total ou parcial de um colaborador.

Outrossim, garante também os acidentes durante o percurso de ida e volta do trabalho, quando a viagem for em veículo de propriedade da empresa.

 

1.4) Seguros de Riscos Cibernéticos de subsidiárias de Holdings – Cyber

Os riscos cibernéticos representam hoje uma grande ameaça para empresas, conforme relatório do Fórum Econômico Mundial, em que se estima que as perdas causadas por ataques cibernéticos chegam a centenas de bilhões de dólares por ano, comendo uma boa parte do lucro das empresas.

Assim, não é uma surpresa que as pesquisas apontem os ataques cibernéticos como a maior fonte de preocupação entre gestores de risco de empresas e Holdings.

Com todas as organizações de dados produzindo, coletando e armazenando, o espaço digital está rapidamente se tornando um parque de diversões para ciberataques.

O seguro de responsabilidade civil de riscos cibernéticos, às vezes chamado carinhosamente de seguro cyber, é um seguro bastante flexível abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme sua necessidade e características da sua empresa. Essas partes são conhecidas como coberturas e são mais de 20 opções e centenas de combinações.

 

1.5) Seguros de Despesas Fixas para Holdings e suas subsidiárias

O seguro de Despesas Fixas foi projetado para cobrir o pagamento das principais despesas recorrentes de sua empresa, como por exemplo os salários de funcionários, quando você tiver que fechar seu negócio temporariamente devido a eventos que fogem do seu controle.

É uma camada extra de proteção patrimonial que vai além das apólices de seguro mais comuns.

Por exemplo, se sua empresa pegar fogo, o Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão pode ser usado para cobrir os danos materiais sofridos, mas não cobrirá o pagamento de despesas recorrentes.

Assim, como um incêndio afetará suas receitas (faturamento), o Seguro de Despesas Fixas garantirá por um período pré-definido, exemplo 4 meses, uma verba para você continuar honrando o pagamento de suas principais despesas fixas recorrentes, atenuando o impacto em seu patrimônio.

 

1.6) Seguros de Garantia para Holdings e suas subsidiárias

O seguro garantia é semelhante às apólices de seguro convencionais, mas existem algumas diferenças fundamentais.

Por exemplo, enquanto uma apólice de seguro é um contrato entre duas partes (sua Empresa e a Seguradora) seguro garantia é um acordo entre três partes (Sua empresa no papel de Tomador, o Segurado e a Seguradora).

A finalidade de garantir o cumprimento, por parte de sua empresa (tomador), das obrigações assumidas perante uma pessoa jurídica, uma pessoa física ou um órgão público, seja por força legal ou contratual.

Essas obrigações podem ser relacionadas a prestação de serviços, fabricações, entrega de projetos, editais de concorrência pública, fornecimento e muitos outros.

Atualmente é uma das formas de garantia admitidas e utilizadas nas contratações de obras, serviços e fornecimento, depósitos judiciais e recursais, execuções fiscais, dentre outros.

Uma alternativa economicamente e financeiramente melhor do que a de caução em dinheiro, de fiança bancária ou de penhora de bens.

Com essa decisão você preserva seu fluxo de caixa e faz tudo com agilidade.

 

2) Seguros como proteção de Diretores e Administradores de Holdings e suas subsidiárias – D&O

O Seguro de Diretores e Administradores – D&O – protege o patrimônio de qualquer gestor da Holding ou subsidiária em função de suas decisões tomadas.

Caso ocorra descaracterização da pessoa jurídica, e os diretores e administradores forem responsabilizados individualmente, em sua pessoa física, de maneira solidária ou subsidiária por causar prejuízos a terceiros ou quando infringirem leis ou normas regulatórias, caso sejam processados por funcionários, fornecedores, concorrentes, acionistas, investidores, clientes e outras partes que envolvam as decisões tomadas na empresa.

Portanto, os beneficiários deste seguro serão os membros da diretoria, da presidência, do conselho de administração e fiscal, bem como qualquer empregado da sociedade.

O Seguro de Diretores e Administradores é, inegavelmente, imprescindível para Holdings e subsidiárias, pois conta com coberturas específicas, como é o caso de extensão de ressarcimento a cônjuge e herdeiros do segurado e custos com despesas de publicidade, gerenciamento de crise, penhora online das contas bancárias, entre outros.

 

3) Seguros como instrumento de atração e retenção de talentos em Holdings e subsidiárias

Ultimamente, muito se tem falado o quanto a escassez e a carência de mão-de-obra qualificada impactam negativamente as perspectivas de uma empresa e um país.

A necessidade de atrair e reter talentos tem obrigado as empresas a oferecer mais do que apenas bons salários.

Ter um ambiente de trabalho mais despojado, igualitário e sem discriminação, ótimos planos de carreiras e benefícios extras são algumas das ferramentas usadas, na esperança de atrair e reter os melhores profissionais.

Por isso, separamos 3 principais soluções em Seguros para uma Holding e suas subsidiárias, sob a ótica de gestão de pessoas, a saber:

 

3.1) Seguros de Vida Empresarial para Holdings e subsidiárias

Primeiramente, temos o seguro de vida empresarial como uma importante ferramenta para reestruturação familiar em caso de danos pessoais ou morte de um colaborador.

Por isso, muitas organizações estão considerando os novos seguros de vida ao montar um plano de benefícios para reter os seus talentos profissionais.

O Seguro de Vida Empresarial para Holding e suas subsidiárias é uma solução bastante flexível e abrangente, que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme a sua necessidade.

Essas partes são conhecidas como coberturas com variação de preços, permitindo que caiba no orçamento da organização, independente do setor, região e complexidade.

O mesmo ocorre com as assistências como: cesta básica, segunda opinião médica, assistência funeral, planos de capitalização, entre outras.

 

3.2) Plano de Saúde Empresarial para Holdings e subsidiárias

O Plano de Saúde empresarial possui o maior valor agregado entre os instrumentos de conquista e retenção de talentos, uma vez que há problemas de qualidade e tempo de espera no serviço de saúde pública.

Inclusive, em alguns setores oferecer um plano de saúde é quase que uma obrigação na conquista e retenção de talentos. Aliás, o plano de saúde pode ser uma exigência de sindicatos.

É um benefício abrange, inclusive aos dependentes do colaborador.

Da mesma forma, o governo permite que os gastos com saúde sejam dedutíveis no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ.

Assim, programas de promoção ao bem-estar, contratação de planos de saúde empresarial, programas de ginástica laboral e corporativa, entre outros similares, podem ser deduzidos, desde que haja a comprovação de utilização para o benefício dos funcionários.

 

3.3) Plano de Previdência Privada

O Plano de Previdência Privada, como instrumento de atração e retenção de talentos, é outra crescente preocupação dos administradores de Holdings e subsidiárias.

Em um país em que a previdência pública virou centro das atenções pela ineficiência e incerteza no longo prazo, até os mais jovens profissionais querem ter uma garantia de que manterão o padrão de vida.

Portanto, é possível definir que a empresa fará um aporte proporcional ao que o colaborador contribuiu.

Por exemplo, uma empresa pode definir que contribuirá com 50% do aporte do colaborador, limitado a 8% do salário dele.

Como regra adicional, para que o colaborador tenha direito à essa quantia aportada pela empresa, ele precisa ficar na empresa por mais 2 anos, contados a partir da data da contribuição.

Como consequência, as empresas que oferecem um Plano de Previdência Privada possuem índice de atração e retenção de talentos maior, pois para o colaborador não compensa perder o benefício, mesmo quando recebe uma proposta com salário maior.

Da mesma forma, a empresa poderá deduzir no IRPJ, limitado a 20% do valor da folha de pagamento dos colaboradores participantes.

 

Sobre a Tuia Seguros!

Primeiramente, aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, com amplas coberturas que proporcionem o conforto e a tranquilidade necessários.

Por isso, a personalização trará o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem a obrigação de contratar coberturas desnecessárias.

Da mesma forma, há a possibilidade de conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro, nas seguradoras especializadas no seu segmento.

Além disso, você terá a sua disposição uma equipe especializada e de consultoria da Tuia Seguros, sem compromisso.

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