Seguro de Prestação de Serviços Offshore e a Responsabilidade Civil

16 de dezembro, 2020

Preparamos esse conteúdo exclusivo para você que quer entender mais sobre o Seguro de Responsabilidade Civil de Prestação de Serviços em plataformas e embarcações offshore.

 

As plataformas e embarcações de apoio à exploração são consideradas verdadeiras cidades flutuantes em infraestrutura por serem habitadas por funcionários próprios das empresas como também por trabalhadores de empresas terceirizadas.

Por isso, essas empresas, normalmente, exigem que qualquer prestador de serviços em plataformas ou embarcações offshore contratem um seguro de responsabilidade civil.

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços offshore é bem específico e especializado, já que os seguros tradicionais não garantem essas operações.

Os riscos de danos pela prestação de serviços em plataformas de petróleo, no entanto, são presentes nas mais diversas atividades, não diretamente relacionadas à extração, como:

– Instalação, desinstalação e manutenção de máquinas, equipamentos e estruturas;

– Serviços de engenharia e design;

– Serviços de manutenção em tecnologia e rede de telecomunicações;

– Reparação, manutenção e instalação de serviços elétricos;

– Segurança, zeladoria, limpeza e pintura;                                                                                               .

– Atividades relacionadas ao transporte;                                                                                              .

– Serviços de hotelaria e alimentação (catering);                                                               .

– Consultoria e atividades administrativas;

– Entre outras atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural.

 

Sobre o gerenciamento de risco em prestação de serviços upstream

Gerenciar riscos de segurança é uma atividade imprescindível em plataformas ou embarcações offshore.

Embora as ameaças à segurança variem conforme o escopo de trabalho e em seu impacto, bem como intensidade e severidade, ter consciência e conhecimento de segurança abrangente para qualquer empresa de prestação de serviços offshore é mais do que necessário.

Como são ambientes extremamente controlados e com alta complexidade operacional, contudo, o risco de danos materiais e corporais a terceiros está presente e pode causar grandes prejuízos.

Portanto, sem estratégias consistentes de gerenciamento de riscos, as empresas podem ficar expostas a um nível crescente de instabilidade e imprevisibilidade de segurança.

Um erro comum é avaliar a necessidade de seguro de prestação de serviços offshore pelo valor do contrato de prestação de serviços e, não necessariamente, pelos riscos e responsabilidades envolvidas.

Por isso, em decorrência da variedade de riscos, muitas empresas acabam sendo impactadas por não terem se protegido financeiramente com a contratação de um seguro.

Quer entender, os principais riscos envolvidos na prestação de serviços no segmento offshore? Então continue conosco na leitura dessa matéria preparada pelos nossos especialistas.

 

Afinal, quais são os diferenciais e as flexibilidades na contratação do seguro de responsabilidade civil para prestação de serviços offshore?

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços em operações offshore, é um seguro bastante flexível e abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme necessidades e características da sua empresa.

Essas partes são conhecidas como coberturas, permitindo a contratação conforme a necessidade do cliente ou da exigência especificada no contrato e com extensão para:

– Responsabilidade Civil de Prestação de Serviços Offshore, inclusive da base operacional da empresa onshore;

– Responsabilidade Civil Empregador;                                                                                            .

– Operações Completadas;                                                                                              .

– Poluição Súbita;                                                                          .

– Bens de terceiros sob guarda, controle ou custódia da empresa;

– Responsabilidade Civil Cruzada;

– Entre outras que podem ser analisadas conforme a necessidade.

Vamos detalhar um pouco mais sobre algumas dessas coberturas, a saber:

 

1) Instalação e manutenção de equipamentos

Os riscos durante a instalação ou manutenção de máquinas e equipamentos que não estejam diretamente relacionados a atividade de extração de petróleo, como zeladoria em geral, manutenção de equipamentos auxiliares, geradores de energia elétrica, antenas de comunicação, sistemas de TI, pintura, e pequenas reformas, entre outros.

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços offshore, todavia, oferece respaldo para danos materiais e corporais decorrentes dessas e de outras atividades similares.

 

2) Responsabilidade Civil Empregador para Colaboradores

Os funcionários que executam essas atividades também estão expostos a este ambiente de riscos diversos.

Pensando nisso, o seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços em petróleo ou offshore conta com a cobertura adicional de Responsabilidade Civil Empregador, que garante os custos de indenizações por morte ou invalidez permanente de funcionários e subcontratados, inclusive durante o trajeto de ida e volta até a embarcação e plataforma onde os serviços serão realizados.

É claro, pensar também em um Seguro de Vida Empresarial para acidentes de trabalho será uma proteção financeira extra e necessária.

O Seguro de Vida Empresarial é instrumento de proteção social dos seus funcionários, já que contribui para amenizar as condições financeiras desfavoráveis que as famílias de seus funcionários poderão enfrentar.

Saiba mais em Seguro de Vida Empresarial.

 

3) Produtos e operações completadas

Muitas vezes as empresas que operam com prestação de serviços offshore também comercializam seus próprios produtos para instalação nas embarcações.

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços em petróleo ou offshore garante nas coberturas adicionais:

– de Responsabilidade Civil Produtos comercializados;

– de Operações Completadas os danos causados por esses produtos após a conclusão do serviço especificado no contrato.

 

4) Seguro de responsabilidade Civil por Poluição Súbita pela Prestação de Serviços offshore

Imagine uma empresa de limpeza que, ao realizar um procedimento em um tanque de armazenamento de óleo, de forma súbita, acaba provocando acidentalmente o vazamento de uma quantidade considerável deste produto no mar.

Incidentes desta forma podem acontecer em diversos tipos de prestação de serviço e os resíduos decorrentes destas falhas podem causar danos materiais e corporais a terceiros.

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços offshore garante na cobertura de Poluição Súbita estes danos, inclusive da limpeza da área afetada.

 

5) Serviços administrativos

Com um menor potencial de risco comparado a outras atividades em embarcações, prestadores de serviço que desenvolvem trabalhos administrativos, como equipes de engenheiros, designers, manutenção e programação de softwares e consultores, também podem provocar prejuízos à operação.

Considerando ainda o longo prazo de permanência que geralmente esses profissionais passam nas embarcações, há também o risco de Responsabilidade Civil Empregador para essas atividades.

 

6) Seguro de responsabilidade de bens de terceiros sob guarda, controle ou custódia da empresa de prestação de serviços offshore

Muitas vezes, para a execução da prestação de serviços previstos no contrato, os equipamentos da empresa contratante precisam ser movimentados, transportados ou manipulados pela empresa.

O seguro de responsabilidade civil de prestação de serviços em petróleo ou offshore oferece garantia para danos materiais causados a estes equipamentos de terceiros enquanto estiverem sob guarda ou custódia da empresa, com exceção dos relacionados a perfuração e exploração de petróleo.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Primeiramente, aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, com amplas coberturas que proporcionem o conforto e a tranquilidade necessários.

Por isso, a personalização trará o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem a obrigação de contratar coberturas desnecessárias.

Da mesma forma, há a possibilidade de conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro, nas seguradoras especializadas no seu segmento.

Além disso, você terá a sua disposição uma equipe especializada e de consultoria da Tuia Seguros, sem compromisso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

Compartilhe:

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?

Não sabe qual o melhor seguro para você ou sua empresa?