SEGUROS

Seguro de Riscos Cibernéticos


Na maioria dos segmentos, ter um seguro de riscos cibernéticos pode ser usado como um diferencial competitivo, pois a seguradora fez a avaliação de sua empresa para aceitar a transferência de eventos de riscos cibernéticos.

A importância do seguro de riscos cibernéticos na economia e gestão das empresas

Primeiramente, já ouviu falar do Seguro de Riscos Cibernéticos?

Os riscos cibernéticos representam hoje uma grande ameaça para empresas, conforme relatórios do Fórum Econômico Mundial, Fundo Monetário Internacional, em que se estima que as perdas causadas por ataques cibernéticos chegam a centenas de bilhões de dólares por ano – aproximadamente US$ 700 milhões – comendo uma boa parte do lucro das empresas.

Assim, não é uma surpresa que as pesquisas apontem os ataques cibernéticos como a maior fonte de preocupação entre gestores de risco e empresas.

Com todas as organizações de dados produzindo, coletando e armazenando, o espaço digital está rapidamente se tornando um parque de diversões para ciberataques.

O seguro de responsabilidade civil de riscos cibernéticos, às vezes chamado carinhosamente de seguro cyber, é um seguro bastante flexível abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme sua necessidade e características da sua empresa.  Essas partes são conhecidas como coberturas e são mais de 20 opções e centenas de combinações.

Primordialmente, recomendamos que você entenda exatamente o que precisa com uma matriz de avaliação de riscos e plano de contingência de suas instalações de tecnologia.

 

Quais eventos estão cobertos no seguro de cyber?

Surpreendentemente, os principais riscos a saber são:

– multas ou custos de recuperação de dados;

– os danos que afetam seus clientes e parceiros e que possam responsabilizar sua empresa através de litígio judicial – ação de responsabilidade civil.

Por isso, é recomendado que você envolva sua equipe jurídica para revisar o seguro de riscos cibernéticos de sua empresa, buscando garantir que as condições atendam às suas expectativas.

 

Quanto tempo eu tenho para avisar um evento após ocorrer uma violação de dados?

Muitos ataques cibernéticos podem levar uma quantidade significativa de tempo para serem descobertos.

Por isso, importante entender o que o Seguro de Riscos Cibernéticos traz como obrigação “dar imediato aviso à seguradora, do conhecimento de qualquer fato que possa resultar em responsabilidade civil.

Assim como você tem a responsabilidade de relatar uma violação em tempo hábil, sua seguradora também deve estar contratualmente obrigada a agir rapidamente.

A pronta-resposta nesses casos minimizam perdas e por isso é sempre importante que as partes estejam alinhadas.

Também deverá ser explorado se existe alguma exigência adicional de segurança de dados que sua empresa tenha que cumprir, o que ajudará na aceitação da seguradora, na redução do preço do seguro e, o mais importante, proteger sua empresa e seus clientes da melhor maneira.

 

Cobertura contra ações judiciais de terceiros

Pense que, terceiros ou clientes podem processar sua empresa quando um incidente de segurança de rede afete a privacidade ou cause perdas materiais.

Eles também podem processar sua empresa se qualquer uma de suas comunicações eletrônicas resultar em sua difamação, infringir suas marcas registradas e direitos autorais ou violar suas políticas de privacidade.

 

Interrupção de negócios e extorsão

A propósito, crimes cibernéticos podem afetar as operações do dia-a-dia do seu negócio e dos clientes, resultando em perda de receita e danos à imagem.

A sua apólice de seguro cibernético poderá cobrir incidentes, incluindo:

– Perda de negócios

– Restauração e recriação de dados

– Restauração do sistema

– Gerenciamento de crise

– Custos para responder a um incidente de extorsão

 

Por que as pequenas e médias empresas devem ter um seguro de riscos cibernéticos?

As grandes empresas investem e avaliam suas informações de riscos potenciais com base em modelos matemáticos complexos e softwares de proteção caros e complexos.

Contudo, empresas podem não dispor de recursos, como também de registro e avaliação de riscos, definindo quais informações são valiosas e confidenciais e quais não.

Além disso, se a direção da empresa não tiver clareza sobre os riscos em seu setor, elas por consequência não avaliarão corretamente seu parque tecnológico.

Por isso, pensar em transferir o risco para uma seguradora é uma alternativa para evitar volatilidade no caixa de sua empresa.

 

Como definir o valor do meu seguro de riscos cibernéticos?

Definir o valor a ser segurado, conhecido como limite máximo de indenização, requer cuidados e reflexão.

Como o seguro garantirá o pagamento de uma indenização caso sua empresa seja responsabilizada civilmente, é recomendável que você pesquise junto a advogados os tipos de indenizações histórica que vem sendo pago em casos semelhantes, por indenizações e acordos judiciais em função de vazamento de informações, por exemplo.

Faça simulações com valores de cobertura para ter uma ideia da variação de preços; você ficará surpreendido que custa muito pouco para estar melhor protegido.

Use esses valores como referência para definir o valor do seu seguro.

O seguro de riscos cibernéticos como diferencial competitivo

Em síntese, ter um seguro de riscos cibernéticos pode ser usado como um diferencial competitivo, pois a seguradora fez a avaliação de sua empresa para aceitar o seguro.

Mesmo que você não tenha sido solicitado a apresentar um seguro, é um benefício adicional como prova de seu compromisso com a perpetuação da empresa.

Afinal de contas, demonstrar consciência e ter gestão de riscos é uma boa prática de governança corporativa.

Os detalhes que você pode compartilhar com clientes incluem os tipos de cobertura, o nome da seguradora, o número de sua apólice, as datas de vigência da apólice e os e valores de limite de indenização da apólice e as franquias.

Eventualmente, um seguro de riscos cibernéticos será exigido quando existe a responsabilidade perdas potenciais, primordialmente se forem uma preocupação e política interna de seu cliente.

Por exemplo, se você estiver fornecendo serviços de programação de software para um cliente, ele pode exigir um certificado de seguro para provar que certas responsabilidades estarão cobertas durante a execução do projeto.

Não importa o tipo e o tamanho de seu cliente, ter a apólice de seguro cyber é uma prova que protege você e seu cliente, além de trazer conforto e paz de espírito a todos os envolvidos.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionem o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

 

coberturas relacionadas

Outros seguros oferecidos pela tuia seguros

Seguro D&O

Seguro de Diretores e Administradores – D&O

Proteger o patrimônio de qualquer gestor de sua empresa, com peso na caneta como tomador de decisão, se eles forem responsabilizados individualmente, em sua pessoa física, caso sejam processados pelas suas decisões tomadas na empresa.

Seguro Vida Empresarial em Grupo

Seguro de Vida Empresarial

Utilizado como um mecanismo de fidelização da empresa para retenção de seus funcionários como parte de seu pacote de benefícios.

Plano de Saúde Empresarial

Plano de Saúde Empresarial

Ter um plano de saúde empresarial é importante por vários motivos. Entenda os principais benefícios.