SEGUROS

Responsabilidade Civil de Escolas


O Seguro de Responsabilidade Civil de Instituições de Ensino é um produto abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme sua necessidade.

Os desafios em gestão de riscos de escolas

Se você administra uma instituição de ensino, precisa ponderar em ter um Seguro de Responsabilidade Civil de Escolas.

As Instituições de Ensino estão passando por mudanças aceleradas. Algumas dessas mudanças recentes e disruptivas no próprio setor e no dia-a-dia o sentimento é que é hora de se sentir o tempo todo desconfortável.

Os riscos, inicialmente previsíveis, associados a operação de uma Instituição de Ensino deram lugar a uma colapse causada por dois criadores de problemas incomuns até então: mudança e pressão de custo.

Enquanto um ambiente com mudança constante e interrupção cria oportunidades únicas para as instituições se diferenciarem no mercado, também cria um acentuado volume de riscos que podem rapidamente atrapalhar sua estratégia.

Além disso, alguns eventos levantaram sérias questões sobre não apenas as prioridades e processos de liderança, mas seus padrões morais e éticos.

Casos graves como de violência física com alunos, assédios de todos os tipos, lesões na prática de esportes, perigos de realizar experimentos na aula de química, bullying, homofobia, intoxicações alimentares, problemas sanitários, acidentes relacionados a trote, entre muitos outros, demostram grandes crises de reputação que podem acontecer a qualquer momento – e podem estar acontecendo agora.

Em alguns casos, a casualidade de um evento pega uma instituição de ensino de surpresa; em outros casos, o risco é conhecido e gerenciado. Com o crescimento da cobertura de mídias de todos os tipos, incluindo amplificação viral do incidente através da mídia social, significa que qualquer acidente pode se tornar rapidamente público e sujeito à exagero que pode corroer a reputação da empresa e da instituição de Ensino.

 

 

O que torna necessário o Seguro Responsabilidade Civil de Escolas?

O Seguro de Responsabilidade Civil de Instituições de Ensino é um produto abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações, conforme sua necessidade. Essas partes são conhecidas como coberturas e são mais de 15 opções.

Como resultado, você ajuda a proteger o patrimônio da empresa em reclamações judiciais de danos corporais, morais e até materiais.

Por outro lado, também pode ajudar a pagar as despesas médicas, hospitalares e odontológicas de seu aluno, caso ele se machucar na escola Da mesma forma, pode ajudar a cobrir a reposição de bens se seu professor danificar algum bem de um aluno.

Nesse sentido, esse seguro também pode cobrir os eventos de danos morais – de calúnia e difamação.

No entanto, não abrange reclamações relacionadas a atividade educacional profissional da sua instituição de ensino. No entanto, para isso existe um seguro específico conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Tudo isso em função de uma ação judicial ou acordo com a seguradora, que colaborará para mitigar perdas e transtornos em litígio judicial.

 

Você saberá que escolheu certo o Seguro de Responsabilidade Civil de Escolas se ele garantir os danos ou perdas corporais, morais ou materiais causados em decorrência de:

– Atividades do estabelecimento de ensino desenvolvidas no imóvel;

– Acidentes causados por erro humano na operação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos e instalações, considerando que estão devidamente em dia com sua manutenção, que tenham sido utilizados de acordo com sua capacidade para qual foram concebidos, ainda que não pertencentes à Instituição de Ensino, porém sendo operados durante o exercício de suas atividades de maneira adequada;

– Tumultos ocorridos entre os frequentadores dos estabelecimentos de ensino;

– Incêndio ou explosão com origem nos imóveis ou nas instalações da instituição de ensino;

– Queda acidental, lançamento involuntário ou deslocamento de quaisquer objetos que façam parte integrante do imóvel;

– Desabamento de arquibancadas, palcos, cenários e adaptações efetuadas ou autorizadas pelo estabelecimento de ensino;

– Os alunos do estabelecimento de ensino são equiparados a terceiros.

 

O que a cobertura de Responsabilidade Civil de Escolas não cobre?

Primordialmente, a transparência é um atributo importante para nós.

Você deve ler atentamente as condições gerais do seu seguro, em que estarão detalhados os itens não cobertos, analogamente conhecido como riscos excluídos ou prejuízos não indenizáveis, descrevendo todas aquelas situações específicas e particulares que a Seguradora não terá responsabilidade contratual.

Por isso, relacionamos alguns exemplos de exclusões:

– Os danos causados por construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel, bem como qualquer tipo de obra, inclusive instalações e montagens, com exceção de pequenos trabalhos de reparos destinados à manutenção do imóvel;

– Os danos causados por embarcações de qualquer espécie;

– Todo e qualquer dano resultante de eventos de competições e jogos de qualquer natureza;

– Qualquer dano resultante de atrasos, antecipações ou cancelamentos relativos ao calendário de eventos realizados no estabelecimento de ensino;

– Perdas ou danos resultantes da inobservância de leis e regulamentos que digam respeito à segurança pública;

– Danos resultantes da inexistência de vias de escoamento compatíveis com a capacidade de público;

– Quaisquer danos causados a atletas, artistas e/ou desportistas, alunos ou não, que participarem diretamente dos eventos artísticos, esportivos ou similares, promovidos pelo Segurado nos estabelecimentos especificados na apólice.

 

Qual a definição de Seguro de Responsabilidade Civil Escolas – Estabelecimento de Ensino?

Antes de mais nada, durante todo o esse artigo, utilizamos o termo de Seguro de Responsabilidade Civil de Estabelecimento de Ensino, buscando englobar todas as possibilidades de maneira simples.

Para ficar claro, detalhamos agora todas as situações que poderão ser englobadas no Seguro de Responsabilidade Civil Escolas  – Estabelecimentos de Ensino:

– Educação infantil – creches e pré-escolas;

– Ensino fundamental;

– Ensino médio;

– Educação superior – graduação, pós-graduação, extensão, mestrado e doutorado;

– Educação profissional – técnico ou tecnológico;

– Estabelecimento de ensino de arte, cultura, música e dança;

– Escolas de idiomas;

– Formação de condutores;

– Curso de desenvolvimento profissional e gerencial;

– Escolas de informática ou robótica;

– Cursos preparatórios para concursos;

– Outras atividades de ensino profissional;

– Aulas ou Ensino Particular;

– Curso de Segurança;

– Cursos de treinamento de vigilantes.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Primeiramente, aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Ao passo que, com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

o Responsabilidade Civil de Escolas é garantido pelas seguintes seguradoras:

Outros seguros oferecidos pela tuia seguros

Seguro de Riscos Cibernéticos e responsabilidade civil

Seguro de Riscos Cibernéticos

Na maioria dos segmentos, ter um seguro de riscos cibernéticos pode ser usado como um diferencial competitivo, pois a seguradora fez a avaliação de sua empresa para aceitar a transferência de eventos de riscos cibernéticos.

Seguro D&O

Seguro de Diretores e Administradores – D&O

Proteger o patrimônio de qualquer gestor de sua empresa, com peso na caneta como tomador de decisão, se eles forem responsabilizados individualmente, em sua pessoa física, caso sejam processados pelas suas decisões tomadas na empresa.

Seguro Vida Empresarial em Grupo

Seguro de Vida Empresarial

Utilizado como um mecanismo de fidelização da empresa para retenção de seus funcionários como parte de seu pacote de benefícios.