COBERTURAS

Responsabilidade Civil Produtos Contaminados

A solução ideal para quem fabrica ou distribui produtos destinados ao consumo humano ou animal.

Saiba mais sobre a importância em ter um Seguro de Responsabilidade Civil Produtos Contaminados

O seguro de responsabilidade civil produtos contaminados é a solução ideal para quem fabrica ou distribui produtos como alimentos, bebidas, rações, cosméticos, tabaco e remédios.

As principais causas cobertas no seguro de responsabilidade civil produtos contaminados são:

1 – Qualquer tipo de contaminação por substância externa, deterioração ou erro de embalagem, acidentais ou involuntários, de um ou mais produtos segurados;

2 – A contaminação com fato gerador de produção, preparação, processamento, combinação, mistura, composição, embalagem ou até mesmo a distribuição;

3 – Os danos corporais causados após 365 dias de uso ou consumo do produto, bem como os danos materiais ou destruição de propriedades tangíveis;

4 – Qualquer contaminação dolosa do produto, por alteração intencional ou criminosa de funcionário ou prestador, de forma a tornar o produto inadequado ou perigoso para seu uso ou consumo;

5 – Os gastos com a divulgação em mídia local, regional ou nacional, inclusive em rádios, tv, jornais, revistas ou na internet.

Todavia, é indispensável comprovar a necessidade de recall por laudo técnico, ou perito ou órgão competente, para garantir a indenização do seguro de responsabilidade civil de produtos contaminados.

 

Quais são os produtos considerados segurados?

Todo produto que seja tópico e ingerível destinado para uso ou consumo citados no questionário no momento de contratar o seguro, incluindo ingredientes e embalagens.

Ao mesmo tempo, o produto deve ter sido fabricado, manuseado e distribuído durante a vigência do seguro de responsabilidade civil produtos contaminados.

Para venda de qualquer produto fora da linha de produtos existentes, a aceitação deverá ser submetida à análise da Seguradora. Nesse sentido, a seguradora deve dar o aval de aceitação desses produtos por escrito, citando inclusive se existe mudança nos termos e condições do seguro.

 

Entenda outras garantias disponíveis para você incluir no seguro de responsabilidade civil de produtos contaminados

O seguro de responsabilidade civil produtos contaminados é uma solução abrangente que se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações. Essas partes são conhecidas como coberturas e terão valor de limite máximo de indenização e franquias grafadas na apólice.

 

1 – Seguro dos Custos de Consultoria de Crise por produtos contaminados

Garante os custos e honorários de consultores independentes, como de segurança alimentar e relações públicas, sempre que com o prévio consentimento da seguradora.

Além disso, inclui os custos de análise química ou outros esforços para identificar a causa e os efeitos da contaminação.

 

2 – Custos de recolhimento de produtos

Garante os custos incorridos pelo Segurado, ou por seu distribuidor, para inspecionar e recolher tais produtos, incluindo o transporte e as despesas com armazenagem.

Além disso, garante o custo de contratação de pessoal adicional, ou horas extras, em função do recolhimento dos produtos contaminados.

 

3 – Seguro de destruição de produtos contaminados

Garante as despesas para dispor de forma adequada dos materiais de embalagem e materiais de marketing, desde que eles não possar ser reutilizados.

 

4 – Seguro de custos de substituição de produtos

Garante os custos para que a empresa possa retomar qualquer produto à qualidade adequada para vender novos ou trocar por similar, desde que destruídos ou inadequados para venda ou para sua destinação final.

 

5 – Seguro de custos de redistribuição de produtos contaminados

Garante os custos para redistribuir os produtos segurados, recuperados ou substituídos pela contaminação.

 

6 – Seguro de despesas de recuperação de vendas

Garante as despesas para restabelecer o nível de vendas projetado ou a participação de mercado do produto antes da contaminação.

 

Formas de contaminação que podem gerar reparação de danos pela responsabilidade civil de produtos contaminados.

São muitas as causas e formas de contaminação de produtos. Em síntese, podemos citar as três principais:

1 – Contaminação Física – quando o produto tenha sido contaminado por objeto durante o processo de fabricação;

2 – Contaminação Biológica – quando o produto tenha sido contaminado por algum organismo vivo, como humanos, roedores e microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas;

3 – Contaminação Química – quando o produto tenha sido contaminado por alguma substância ou reagente químico.

 

A Lei de Recall de produtos no Brasil

Em primeiro lugar, um dos direitos essenciais no Código de Defesa do Consumidor é o acesso ao direito a informação e a segurança.

Por isso, o Recall é um dever da empresa que fornece produtos de informar seus clientes de defeitos descobertos no processo de produção.

Com isso, o principal objetivo é proteger e preservar a vida, a saúde e a segurança do cliente, bem como evitar ou reduzir danos físicos e morais.

Portanto, qualquer causa de dano físico ou moral pelo defeito no produto, é de total responsabilidade do fabricante.

Assim sendo, a prevenção e a reparação dos danos estão ligadas ao Recall, que deve corrigir qualquer defeito que coloque em risco a vida, a saúde e a segurança do cliente.

Por isso, o Recall visa, além da comunicação aos clientes, a retirada do lote de produtos do mercado, bem como a reparação ou troca dos produtos defeituosos vendidos.

Nesse meio tempo, caso o cliente não atenda à chamada de Recall de Produtos, o fabricante deve buscar outras formas para alcançar os clientes.

 

Como contratar um seguro de responsabilidade civil produtos – recall?

Basta preencher um pedido on-line em nosso site, feito sob medida para sua atividade, e fazer a sua cotação, sem compromisso.

Além disso, você contará com um especialista de equipe de sucesso do cliente para tirar as dúvidas que possam surgir. Em todo o Brasil.

Cuidamos da proteção de sua empresa, com o seguro ideal e que caiba no seu bolso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

Compartilhe:

outras coberturas disponíveis