SEGMENTOS

Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Conheça as principais soluções em Seguro para Imobiliária ou Administradora de Imóveis! Você cuida do patrimônio da gente, e a gente o de você!

Saiba mais sobre os riscos e tipos de Seguro para Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Preparamos esse conteúdo exclusivo especialmente para você que quer entender todos os Riscos e tipos de Seguro para uma Imobiliária ou Administradora de Imóveis.

 

A rotina de trabalho de uma Imobiliária ou Administradora de Imóveis é dinâmico e inclui muitas decisões e responsabilidades atreladas à intermediação de negócios, serviços e elaboração e registro de contratos de locação ou de compra e venda.

Porém, a atividade não está isentas a riscos. Muito pelo contrário, em diversas situações é recomendado a contratação do seguro como forma de proteção do patrimônio e minimizar contratempo com clientes.

Veja algumas das principais soluções em Seguro para uma Imobiliária ou Administradora de Imóveis.

 

1) Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Imobiliária ou Administradora de Imóveis

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, protege o patrimônio da Imobiliária ou Administradora de Imóveis, ou do corretor de imóveis, de eventuais ações judiciais decorrentes de falhas na prestação do serviço que causem um dano ao terceiro, incluindo despesas judiciais em sua defesa e acordos e indenizações de outros danos.

Se o caso for perdido, ou for realizado um acordo judicial ou extrajudicial, o seguro servirá para cobrir todo ou parte do valor da indenização.

Contudo, esse valor de indenização depende dos limites que serão contratados na apólice.

Saiba mais em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

 

2) Seguro de Despesas com Defesa Judicial para Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Se uma ação judicial de danos por Responsabilidade Civil Profissional for movida contra o seu negócio, você poderá colocar o seu patrimônio ou sua empresa em risco, por gastos com defesa em ações judiciais, sob alegação de ato danoso praticado durante a prestação de serviços que tenha resultado em prejuízo financeiro, dano material, dano corporal ou dano moral ao terceiro, como o custo de contratar um advogado e quaisquer acordos judiciais, sendo culpado ou não.

Saiba mais em Seguro de Despesas com Defesa Judicial.

 

3) Seguro Fiança Locatícia

É o segundo tipo de garantia mais usada, após o fiador.

Como previsto na Lei do Inquilinato, o locatário pode contratar os serviços de uma seguradora, que inegavelmente será responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência.

Funciona como uma transferência de dívida.

Portanto, após a caracterização de inadimplência, o proprietário receberá da seguradora os valores acordados no seguro.

Por outro lado, a seguradora passa a ser a credora e utilizará os mecanismos legais para recuperação do crédito cedido.

As desvantagens são por não haver devolução de qualquer valor com o fim da locação e da necessidade de comprovação de renda e aprovação de crédito na seguradora para contratação do seguro de fiança.

Saiba mais em Seguro de Fiança Locatícia.

 

4) Seguro de Incêndio Empresarial

Já falamos dos esforços necessários para se exercer a atividade de uma Imobiliária ou Administradora de Imóveis, e que mesmo um negócio de sucesso não é isento de riscos.

Normalmente empresários de Imobiliária ou Administradora de Imóveis se orgulham do trabalho que fazem e do patrimônio e conhecimento que utilizam para exercer sua profissão.

Infelizmente, eventualidades acontecem e você precisa estar preparado para elas.

Todos os anos, muitos empresários tem seus patrimônios danificados ou perdidos como resultado de eventos completamente fora de controle e previsibilidade.

Por isso é importante incluir no seu planejamento financeiro a contratação de um seguro incêndio, queda de raio e explosão.

Saiba mais em Seguro Empresarial.

 

5) Seguro de Alagamento ou Inundação para Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Inegavelmente, a temporada de chuvas fortes e contínuas ocorre com frequência durante o verão, em que a população e muitos empreendedores enfrentam inundações, com impactos em muitas regiões do Brasil.

São inúmeros prejuízos e transtornos causados pelos alagamentos e inundações geralmente relacionados ao acúmulo da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento, por consequência de um processo de urbanização sem planejamento adequado.

Logo, antes de nos prepararmos para encarar essas adversidades precisamos saber com o que estamos lidando, caso você ainda não saiba as diferenças entre esses desastres.

Saiba mais em Seguro de Alagamento ou Inundação.

 

6) Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador

É importante não deixar um único acidente abalar sua reputação e o clima organizacional de sua Imobiliária ou Administradora de Imóveis.

Se um funcionário sofrer um acidente durante o horário de expediente o seguro de Responsabilidade Civil do Empregador garante indenização em casos de invalidez total permanente e morte.

Com ele, você avançará rápido, em vez de ficar sobrecarregado e estressado em casos judiciais que comprometem o seu patrimônio e, principalmente, para dar amparo social no momento em que seu funcionário mais precisa.

Saiba mais em seguro de Responsabilidade Civil do Empregador.

 

7) Seguro de Vida Empresarial e de Acidentes Pessoais de colaboradores

Um bom seguro garante o reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas e pagamentos de invalidez permanente em decorrência de acidente enquanto seu colaborador estiver na obra.

Isso traz até mais vantagens do que submeter a procedimentos terapêuticos por planos de saúde, uma vez que você poderá escolher livremente o profissional habilitado para seu colaborador cuidar da recuperação dele.

Seguro de vida é um mecanismo de fidelização entre a empresa e seus funcionários!

A empresa concorda em pagar um pequeno valor mensalmente e, em troca, a seguradora concorda em pagar uma quantia aos dependentes de seus funcionários.

O Seguro de Vida Empresarial é instrumento de proteção social dos seus funcionários, já que contribui para amenizar as condições financeiras desfavoráveis que as famílias de seus funcionários poderão enfrentar.

Saiba mais em Seguro de Vida Empresarial.

 

8) Plano de Saúde Empresarial ou Familiar para Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Ter um plano de saúde empresarial é importante por vários motivos.

As pessoas recebem melhor atendimento no momento de necessidade de atendimento médico e evitam gastos com saúde que comprometeriam o orçamento familiar, agravando em alguns casos a situação de stress.

Os planos de saúde empresarial podem ter assistência ambulatorial em enfermaria, hospitalar, obstétrica e odontológica.

O plano de saúde empresarial pode ser personalizado com base nas suas necessidades de segmentação assistencial, como por tipo de plano e região, por exemplo.

Saiba mais em Plano de Saúde Empresarial.

 

Os 5 erros mais comuns em uma Imobiliária ou Administradora de Imóveis

Vamos parar um pouco e refletir sobre os 5 erros mais comuns em uma imobiliária ou administradora de imóveis, a saber:

 

1) Emissão do Laudo de Vistoria

Uma falha comum no setor imobiliário, que pode trazer prejuízos aos proprietários do imóvel, é em relação a emissão de laudo de vistoria, que é um documento imprescindível, principalmente quando se tem um inquilino que desrespeita as regras do contrato e gera danos ou degradação do imóvel.

 

2) Exigência de mais de uma garantia no contrato de locação

No contrato de locação, o proprietário do imóvel pode exigir do locatário as modalidades de garantia, como fiador, caução, carta de fiança bancária, seguro de fiança locatícia ou cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

No entanto, é vedada pelo art. 37, da Lei do Inquilinato nº 8.245/91, a exigência de mais de uma garantia no contrato de locação.

Portanto, caso essa exigência aconteça pode ocorrer uma série sanções, sendo a mais prejudicial, a nulidade da garantia, ou seja, ambas as garantias não terão validade, ficando o contrato totalmente desprotegido.

 

3) Aceitar fiador sem bens

Em muitos casos, existe a prática de aceitar como garantia da locação a modalidade de fiador, como um avalista do inquilino, o qual, irá garantir o pagamento dos pagamentos pendentes em casos de inadimplência.

Porém, muitos desconhecem que conforme o Art. 833 do Código de Processo Civil, principalmente no que se refere a fiador que não possuí bens em seu nome, os salários, vencimentos, entre outras situações, são impenhoráveis, tornando o contrato de locação desprotegido de garantia.

 

4) Falta de comunicação do inquilino sobre a venda do imóvel

Na falta de comunicação do inquilino que o imóvel está à venda, principalmente por não dar a ele a oportunidade de exercer o direito de preferência de compra, podendo gerar:

– a nulidade da venda do imóvel a terceiros;

– o cancelamento do contrato de compra e venda, gerando indenizações de perdas ou danos ao locatário, como também, devolução das quantias pagas pelo comprador, além de perdas e danos e a possibilidade de danos materiais e morais;

 

5) Falta de notificação de desocupação do inquilino com 30 dias de antecedência

Caso o contrato seja por prazo determinado, o inquilino poderá permanecer no imóvel mediante a prorrogação da locação por prazo indeterminado, exceto se constar uma cláusula no contrato que impeça a renovação automática.

Além do impedimento legal, poderá acarretar multa prevista no contrato contra o proprietário, ou inclusive, ações judiciais por danos materiais e morais.

A notificação deverá ser formalizada sempre de maneira escrita, por meio eletrônico, carta com aviso de recebimento ou notificação extrajudicial.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Primeiramente, aqui você encontrará soluções personalizadas para sua atividade, com amplas coberturas que proporcionem o conforto e a tranquilidade necessários.

Por isso, a personalização trará o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem a obrigação de contratar coberturas desnecessárias.

Da mesma forma, há a possibilidade de conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro, nas seguradoras especializadas no seu segmento.

Além disso, você terá a sua disposição uma equipe especializada e de consultoria da Tuia Seguros, sem compromisso.

Acompanhe a Tuia Seguros no FacebookInstagram e Youtube.

 

outros segmentos atendidos pela tuia seguros

para cada tipo de negócio

Loja de Departamentos

cotar →

Loja de Roupa ou Calçado

cotar →

Confecção

cotar →

Mercado ou Mercearia

cotar →

Loja de Material de Construção

cotar →

Posto de Combustível

cotar →

e cada área profissional

Designer Gráfico

cotar →

Enfermeiro

cotar →

Professor

cotar →

Fotógrafo

cotar →

Representante Comercial Autônomo

cotar →

Designer de Interiores

cotar →